Facebook está diminuindo alcance das páginas para forçar investimento #QueroMeuAlcanceDeVolta

Bom dia! Você é Dono de alguma página no Facebook?
Acompanhava com regularidade alguma em sua timeline e percebeu, que as publicações das paginas simplesmente DESAPARECERAM?

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Pois é meu caro leitor! Desde o final de 2013 o Facebook vem passando por uma serie de alterações em seu algoritmo (linguagem utilizada para filtrar tudo que é publicado na plataforma), deixando cada dia mais difícil o processo de ser Administrador de pagina.

Falando de uma forma clara vou exemplificar:

“Sua pagina tem 500 curtidores e o Falando Sobre Isso ( FSI ) está em 100
É como se você tivesse um site, com 500 pessoas cadastradas em seu banco de dados e quando você dispara um e-mail marketing, apenas 100 desses 500 o recebem”.

Faz algum tempo que administradores de Fanpages vêm notando uma queda drástica no alcance orgânico das páginas e por isso um número de interações cada vez menores.

Um documento divulgado pelo Advertising Age mostrou que é isso mesmo, o objetivo da rede social é forçar marcas –  e comunicadores – a investirem em conteúdo patrocinado e anúncios, ou seja, quem quiser continuar aparecendo para os usuários, precisa investir na rede.

O relatório obtido pela Ad Age, enviado aos parceiros no mês passado, afirma: “Esperamos que a distribuição orgânica de mensagens em uma página individual deve diminuir gradualmente ao longo do tempo, como nós trabalhamos para continuamente garantir que as pessoas tenham uma experiência significativa na rede”. Embora a justificativa seja vaga, dá para entender que a rede não está fazendo caridade.

A ideia é que os comerciantes gastem em publicidade para recuperar o alcance perdido. O documento contém uma seção sobre como os comerciantes devem pensar na aquisição de um fã nas redes: como uma ferramenta para fazer publicidade paga mais eficaz.

Já era esperado que essa mudança ocorresse, já que a rede social funciona com base em audiência e visibilidade e vem aumentando cada vez mais os incentivos a investimentos pagos.

Porém a maioria das marcas, agências e analistas de social media está muito descontente com a queda do alcance de suas páginas. Muitas delas caíram de milhares para centenas de likes em pouco tempo.

O Facebook anunciou também na última semana que os links de notícias terão mais importância no feed, especialmente em dispositivos mobile, através de uma alteração no algoritmo.

O Facebook recentemente enfraqueceu o alcance orgânico das fanpages. Atualmente, apenas cerca de 3% dos seguidores de uma página conseguem ver suas publicações. Se uma fanpage conta com 1.000 seguidores, por exemplo, a publicação chega apenas para 30 pessoas.

Mesmo com todas as informações e “notas” que o Facebook envia para algumas mídias, cada dia que passa o alcance de paginas esta  pior e mesmo os pagantes, (pages que investem em patrocínio através do Facebook), vem sendo afetadas bruscamente!

Foi fundado um grupo no Facebook onde Criadores de Conteúdos e Administradores de Paginas estão juntos, afim de reivindicar junto ao Facebook a melhora dos alcances de paginas.

Caso você seja dono de Page e esteja sendo afetado também por essas mudanças bruscas da plataforma, segue o endereço do grupo QUERO MEU ALCANCE DE VOLTA.

https://www.facebook.com/groups/QueroMeuAlcanceDeVolta/

 

Fontes : marketing por conteúdo | Babboo | Adage
Matéria por – Menina veneno sabor Tequila

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6 comentários sobre “Facebook está diminuindo alcance das páginas para forçar investimento #QueroMeuAlcanceDeVolta

  1. Quem dera fosse assim, o Alcance de acordo com o FSI kkkk, mas não é assim, é apenas 1% dos que estão online =/ ou seja uma pagina de 100mil, com media de 30mil online, apenas 300 visualiza, e apenas 10 curte u.u

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