Tattoos Aquarela – Entrevista Mariana Amaral

Batemos um papo com uma artista que apesar de nova, tem um talento enorme, ela faz muito mais que tatuagens, ela faz da pele de seus clientes verdadeiras obras de arte! Confere ai nosso papo com a Mariana Amaral:
11242166_1577560572525539_1022480189_o.jpg (2048×1536)
Tiah: _ Qual o foi o seu maior desafio, até hoje, no mundo de tattoos?
Mariana: _ A falta de fácil acesso à aprendizagem. Eu tive de buscar várias fontes de aprendizado alternativas antes de achar tatuadores que se colocaram à disposição para me ajudar. Recebi muitos nãos, fui bastante mal-tratada de início… Acho que a falta dessa cultura de “aprendizes” em estúdio e o fácil acesso aos materiais limita muito o Brasil e resulta em tatuadores de péssima qualidade. Também faz com que não exista uma ética de trabalho muito forte. Outra consequência disso tudo é a cultura de plágio, que é considerada uma prática aceitável entre os tatuadores brasileiros – fato que nunca foi e nunca será aceito pelos mestres tatuadores. Mas, essa ética não é passada pra frente e as pessoas acabam copiando tudo disponível por ser mais “fácil”. Pessoalmente, explicar para os clientes os motivos pelos quais eu não copiava sem permissão, pedir paciência na execução do design individual, etc. Sempre foi muito difícil… Pra falar bem honestamente, tatuadores que “roubam” trabalhos e fazem em outras pessoas acabam com quem cria. Eles literalmente roubam os clientes de quem realmente se empenha, por vezes cobrando ainda mais caro do que o tatuador original, sem ter nem metade do trabalho que o artista teve pra bolar a ideia. Não é justo e não tem desculpa.
11263698_1577560565858873_1274347401_n.jpg (960×751)

Tiah: _ Qual o estilo você costuma fazer mais?
Mariana: _  Eu acabei me apegando muito ao estilo de hachura e/ou aquarela.

Tiah: _ Qual a diferença de uma tatuagem aquarelada para uma tatuagem “comum”?
Mariana: _ A tatuagem aquarela é aquela que se assemelha ao efeito de aquarela no papel, transmitido pra pele. É comum estar presente na tatuagem aquarela, manchas e pinceladas de tinta, resultando em quase uma pintura, só que em tatuagem. Pra mim é um estilo mágico, que nos dá uma liberdade absurda de criação.

11235183_1577560765858853_1228580089_o.jpg (2048×1537)

Tiah: _ Qual a técnica utilizada na aquarelada?
Mariana: _  A técnica durante a tatuagem é a mesma que qualquer outro estilo. Muita gente me pergunta como fazer, achando que é algo drasticamente diferente de um estilo tradicional por exemplo. Eu mesma tinha essas dúvidas, mas a verdade é que, qualquer tatuagem, independente do estilo, se baseia nos mesmos pilares sempre: traçado sólido, pigmentação de qualidade e homogênea, composição harmônica e contraste. A única diferença da aquarela pra outros estilos é que, ao invés de você, por exemplo, copiar o efeito de luz e sombra de um rosto, você vai copiar o efeito de cores que a tinta aquarela tem no papel. Saber desenhar, entender e experimentar com aquarela no papel, sempre, e ter uma boa base em círculos cromáticos é essencial.

Tiah: _ Esse estilo contém algum risco à pele? Quais?
Mariana: _ Os riscos são os mesmos de qualquer outra tatuagem. Formar queloides, doenças e infecções por falta de assepsia, tudo isso independe do estilo. Mas acho que a pior parte da aquarela é quando muitas vezes tatuadores pouco experientes tentam “diluir” a tinta pra fazer o efeito aquarelado na pele e,por tentar pigmentar demais a pele da pessoa com aquela tinta diluída, acabam machucando o cliente desnecessariamente. Mas, tatuadores realmente bons não fariam isso, então, pode-se dizer que o estilo em si não contém nenhum risco à pele – ignorância por parte do tatuador é o problema.

Tiah: _ Existe uma conta certa de dosagem de água na tinta? Pode ser qualquer água?
Mariana: _ Eu não diluo minhas tintas. Nas raras vezes que eu o faço, uso o diluidor da própria marca (no caso, Electric Ink). Não recomendo o uso da água.

11259459_1577560759192187_366542511_o.jpg (2048×1537)

Tiah: _ Se a dosagem for feita de forma incorreta, o que acontecerá com a tatuagem?
Mariana: _  Diluir demais a tinta pode fazer com que o resultado final deixe a desejar. Vai cicatrizar sem cor. E com o passar dos anos essa tatuagem vai “sumir”, o que dá ao estilo aquarela a péssima “fama” de ser uma tatuagem mal feita, que some ou borra com o tempo e que é feita por tatuadores “meia-bocas”. As pessoas tem que entender que sempre existirão profissionais competentes e não competentes, independente do estilo ou da área de atuação – nos resta somente escolher a dedo com quem queremos trabalhar e valorizar os profissionais bons, que estudam e se empenham pra proporcionar a maior qualidade possível na realização da tatuagem.

Tiah: _ Quais artistas te inspiram?
Mariana: _   Nossa! Muitos! No exterior, minhas grandes inspirações são o Ondrash, da República Tcheca e a Momori, da Alemanha. No Brasil, Victor Montaghini, Felipe Rodrigues e Felipe Eric Lourenço. Os dois últimos merecem menção honrosa, não somente por serem artistas fantásticos, mas também por serem pessoas maravilhosas que nunca me negaram ajuda, algo difícil nessa área de tatuagem. Pra mim isso é a maior das inspirações, pessoas que se juntam pra se ajudarem e melhorarem, que estudam e se empenham… Não mentirei que, quando eu pensei em desistir de tatuar, eles me inspiraram pra continuar. Então vou aproveitar esse momento pra mandar um grande agradecimento aos dois. Emoticon heart

Tiah: _  Você cria os desenhos antes ou prefere fazê-los direto na pele?
Mariana: _  Eu gosto dos dois processos de criação, dependendo somente da complexidade do design. Se for uma área de cobertura muito grande, eu gosto de ter pelo menos um estudo inicial no papel de como o desenho vai ser, mas se for um design mais específico, também gosto bastante de criar na pele direto. Na maioria das vezes, o papel acaba se tornando um teste e uma prática pro que vai acontecer na pele – não é necessário, mas por vezes deixa o cliente mais a vontade e confiante no meu trabalho.

Tiah: _ Onde estão seus trabalhos pra gente conferir?
Mariana: _  No site: marianaamaraltattoo.com
E na Fanpage: facebook.com/marianaamaraltattoo

Tiah: _  E pra quem está em dúvida se faz ou não, quais suas dicas?
Mariana: _  Primeiro, pense sobre a tatuagem. O que você gostaria de fazer, um tema e pondere por alguns meses. Se ainda sentir vontade, converse com seu (sua) tatuador(a)! Claro, seja eficiente e sucinto nessa conversa, faça perguntas claras, mas converse. A melhor forma de decidir, tirar dúvidas e se inspirar é conversando com o profissional. Eu pelo menos tento sempre manter um canal aberto pra possíveis clientes conversarem comigo, apesar de isso tomar muito tempo, porque eu entendo que isso deixa as pessoas bem mais tranquilas para tomarem a decisão correta. E não faça nada com pressa! .Conheça o tatuador, converse, fale com mais alguns, veja com qual você se identifica mais e qual vai poder fazer o trabalho que você quer. Tatuador não é psicólogo, mas estamos aqui pra ajudar.

Tiah: _ E pra quem quer tatuar com você, como te contatar?
Mariana: _  Pelo meu site ou pelo Facebook! Qualquer uma das duas maneiras

Gostou né!? Confira ai mais trabalhos da Mari!
11267706_1577560562525540_1415807421_n.jpg (720×960)
11221034_1577560642525532_159617001_o.jpg (1332×912)
11263888_1577560582525538_1041065893_o.jpg (2048×1536)
11245316_1577568122524784_1060423393_n.jpg (636×732)
Quer ver mais ainda! Ok a gente te diz como: Acessa ai – facebook.com/marianaamaraltattoo

Matéria por: Tiah Tequilah 
Revisão: Taís Nascimento
Entrevistada: Mariana Amaral
Pessoa bonita que leu: VOCÊ! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Tattoos Aquarela – Entrevista Mariana Amaral

  1. Ual, q trabalho lindo, estou querendo fazer uma tattoo no estilo aquarela e conheci o trabalho da Mariana através do instagran e resolvi ‘fuçar’ o face dela, onde cheguei a essa entrevista. Senti tanta segurança e conhecimento na entrevista q agora quero ir até são Paulo me tatuar com ela! Quem sabe, né! Mariana, amei seu trabalho! 😀

Deixe um comentário

