11 dúvidas frequentes sobre Tattoo

Por ser algo permanente, é comum ter muitas dúvidas na hora de tatuar. Veja quais são as dúvidas e suas respostas para ter certeza do que fazer!

  • Todas as peles podem ser tatuadas?

Não. As regiões de mucosa, cartilagens e a parte entre os dedos – apesar de estar na moda – não devem ser tatuadas. Não que possa fazer mal, mas nesses locais a tatuagem não tem durabilidade, o desenho perde a definição rapidamente. No Scorpions Tattoo, por exemplo, os profissionais evitam tatuar nesse local, a não ser que seja alguém conhecido, que já frequente o estúdio e compreenda que o resultado não será duradouro. Caso contrário, a pessoa ficará insatisfeita com o trabalho deles, pois será necessário retocar muitas vezes.

  • É necessário algum cuidado antes de tatuar?

De acordo com o Scorpions Tattoo, não precisa de nenhum preparo antes. Não é indicado fazer a tatuagem com a pele muito bronzeada, pois ficará mais difícil de acertar o contraste do desenho com a sua cor original, o que acaba prejudicando o resultado final. De acordo com os tatuadores do Scorpions, uma boa higiene do local é sempre indicada antes de realizar a tatuagem.

  • E depois de tatuar, quais cuidados devem ser tomados?

Os tatuadores afirmam que o mais importante é a higiene até que o local esteja cicatrizado. Mas as indicações mais específicas variam para cada estúdio e cada tatuador. No Scorpions Tattoo eles recomendam lavar a região sempre com sabão antibacteriano e utilizar creme cicatrizante à base de D-Pantenol. Mas não aconselham cobrir com filme plástico todos os dias, apenas quando sai do estúdio de tatuagem, após o primeiro banho, não é mais necessário fechar o local, pois abafando a tatuagem cria-se um local mais propício ao desenvolvimento de bactérias e micro-organismos. Mas no caso da tatuagem ser no pé, por exemplo, e precisar calçar um sapato nos dias seguintes, aí eles aconselham a cobrir o local com o filme, mas não deixar por muito tempo, tirar assim que chegar em casa.

  • É possível cobrir sinais e cicatrizes com a tatuagem?

Nesse caso os tatuadores exigem um laudo do dermatologista para poder tatuar. No caso de sinais, o maior perigo é serem células cancerígenas que, depois de cobertas, você não conseguirá mais acompanhar se ela está se modificando para poder prevenir um possível câncer de pele. No caso das cicatrizes, depende do tempo em que a cirurgia foi feita, por isso também é necessário o aval do dermatologista.

  • O que fazer para a tatuagem não esverdear?

O principal, nesse caso, é que o tatuador utilize um bom pigmento. A maioria das tatuagens que ficam esverdeadas é caseira, feita sem um bom pigmento preto.

  • Por que algumas tatuagens ficam mais saltadas?

Existem muitos motivos para isso, um deles é a própria cicatrização da pessoa. Outro fator que pode deixar a tatuagem saltada é a pressão feita pelo tatuador, às vezes ele coloca força demais e machuca muito a região, fazendo com que o resultado final fique saltado.

  • Quanto tempo dura uma sessão de tatuagem?

Em média duas horas, pois a partir desse tempo a região começa a ficar muito vermelha e inchada, dificultando o trabalho do tatuador. Além disso, é o tempo que as pessoas costumam aguentar a dor e o incômodo da sessão.

  • Pode tomar sol depois de tatuar?

“O sol destrói o pigmento, um carro, por mais que tenha inúmeras camadas de proteção, quando fica muito tempo exposto ao sol forte, acaba desbotando. O mesmo acontece com a tatuagem, se não tomar cuidado, ela vai desbotar”, afirmam os tatuadores do Scorpions Tattoo.

  • Pode fazer tatuagem na pele se tiver varizes?

Como esse é um caso médico, é necessário uma autorização do dermatologista para que a tatuagem possa ser feita.

  • Pode beber antes de fazer tatuagem para anestesiar?

Em primeiro lugar, o álcool não anestesia, pelo contrário, a pessoa acaba se sentindo mais incomodada, ansiosa e se mexe muito mais durante a tatuagem, além de poder ficar até mais sensível à dor. O álcool também faz com que a pessoa sangre muito mais durante a tatuagem, por conta do aumento sanguíneo, dificultando o trabalho do tatuador.

  • Pode dar anestesia no local para tatuar?

O tatuador não tem autorização para aplicar nenhum tipo de anestésico, pois é considerada prática ilegal da medicina. Isso porque ele não está capacitado para realizar qualquer procedimento caso a pessoa seja alérgica aos componentes da pomada anestésica e tenha um choque anafilático, ou qualquer outra eventualidade que possa ocorrer. Veja essa e outras matérias em Case Editorial.

 

Matéria Reblogada de: bolsademulher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s