Tatuagem e preconceito

 

 

Todo mundo fala que é ok ter tattoos hoje em dia, mas não é bem assim, não. Existe ainda um preconceito velado (ou não tão velado assim) a respeito das body arts. É muito comum se ouvir das pessoas do meio social dos tatuados frases como “ah, mas você vai tatuar isso?” ou “como você vai arrumar emprego com essa tatuagem/ nesse lugar/ desse tamanho?” ou “porque você não pensa melhor?” e ainda ”já pensou quando você ficar velho?”

Ok, quando eu ficar velha, eu vou continuar sendo eu, pois não vai cair um meteoro na terra com raios gama que me transformarão numa pessoa ultra preconceituosa e com vergonha e negação de toda a minha história. Eu não vou dormir hoje e acordar uma velha que não reconhecerá que eu sou. Enfim.

Untitled-31

Todo mundo faz tatuagem hoje em dia. Ou quase todo mundo. Ela é socialmente aceita dependendo do seu status social, da sua profissão, ou do quão visível ela é. As pessoas aceitam sua tattoo se ela não ferir as crenças e valores deles. Se for uma pena meiga que vira andorinhas mais meigas ainda, ok. Se não, você é uma pessoa inconsequente, que não pensa que tem que trabalhar, que é irresponsável, etc etc etc. Se você é designer, ok. Se você é artista, rico e famoso, ok. Se você é pobre, faz enfermagem ou administração, você é um pária, pois ninguém vai te contratar com essas tatuagens estranhas.

simbolismo

Tatuagem, piercing e outras modificações são aceitas em parte. São hipocritamente aceitas. É ok lá fora. Não no seu filho. Por assim dizer.

Esse preconceitozinho eu percebo no meu cotidiano. Eu sou estudante de administração, pobre, mãe solteira que tem dignidade o suficiente para encarar o dia a dia não fingindo ser uma pessoa que eu não sou e nem quero ser. Tenho 11 tatuagens, e nenhuma é uma pena que vira andorinha. (nada contra, ok?) logo as pessoas julgam minha capacidade de arrumar um emprego porque eu tenho algumas (pouquíssimas) tatuagens visíveis. Além disso há o outro crime contra a sociedade. Eu sou gorda. Sou um tabu social ambulante. Hahahahahah.

essa1 (1).jpg

Então em dias de calor, quando eu coloco uma blusinha de alça (além de mostrar minhas gordurinhas criminosas), minhas tattoos ficam visíveis. E eu já trabalhei no meio empresarial. Muitos perguntavam: ah, mas você não pensa que muitos lugares podem não te aceitar por causa da sua tattoo?

Eu é que não faço a menor questão de trabalhar em um lugar que julga sua capacidade intelectual pelo seu corpo. É um absurdo.

Outra coisa é quando perguntam onde mais eu tenho tattoo, e eu digo que nas costas e cintura. Muitos questionaram já porque eu fiz tatuagem em locais que eu nunca vou mostrar.

Primeiramente: se eu quiser eu mostro.

Segundo: não me lembro de fazer tatuagem para o deleite alheio.

É complicado. Concordo sim que atualmente é muito mais aceito as modificações corporais, como cabelo colorido, tattoos e piercings. Elas são mais divulgadas no mainstream. Mas há muito chão para percorrer até alguém poder dizer que seu exterior não será alvo de julgamento.

By: Eloh

Revisão: Taís Nascimento

Deixe um comentário

