Sua nova tattoo pode estar em risco e seu novo piercing também

Você deve ter lido algo do gênero, estão querendo praticamente acabar com a profissão do tatuador, body piercer e outros que trabalham com arte corporal.

maxresdefault (1)

Segundo o Projeto de Lei 350/2014, da senadora Lúcia Vânia, que já havia sido vetado pela Presidenta Dilma em 2013,  e foi colocado de novo em pauta com alterações novamente, em 2014. Seriam proibidos para quem não é médico:

IV – invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos;

V – invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção, sucção, punção, insuflação, drenagem, instilação ou enxertia, com ou sem o uso de agentes químicos ou físicos.

Estes dois incisos acabam travando e prejudicando os estúdios e trabalhadores da área, já que apenas os médicos poderiam, em tese, realizar procedimentos. Por exemplo:  o inciso IV atrapalharia os tatuadores e quem faz micropigmentação, por conta da invasão da derme por produtos químicos, já o  V atrapalharia o pessoal do bodypiercing, suspensões, microdermal.

Fazendo-Tatuagem

Acreditamos que não é necessária muita explicação sobre o que isso nos afeta, tanto a nós que amamos tatuagens e arte corporal quanto àqueles que trabalham com isso. Temos de lembrar que não se pode categorizar a categoria dos médicos, em relação ao seu uso, e deixar uma brecha para que outra categoria perca sua função. Se há algo a ser ajustado na função de médico, ele deve ser feito com regras que sejam apenas referentes a este tipo de trabalho. Já esse tipo de regulamentação, com texto ambíguo, só atrapalha, além de ser um retrocesso, já que a profissão de tatuador, por exemplo, já existe há muito tempo no país.

por-que-fazer-uma-tatuagem

Apesar de ser um projeto considerado antigo, ele já passou pela câmara novamente, e está novamente para ser votado e discutido. Aqui está o link para que se possa ler o texto completo para melhor entendimento e votação popular (é necessário, para isso, fazer um cadastro rápido).

maori-tattoo

Convocamos o pessoal a ler também o texto disponível e dar sua opinião sobre o projeto, no site do Senado, e aqui também, se quiser.

By: Taís Nascimento

Pessoa informada que leu: Você

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s