#Cacheadas & #Crespas Hidratadas! ERROS AO HIDRATAR OS CABELOS E CRONOGRAMA CAPILAR DETALHADO

Hidratação é TUDO para manter e/ou recuperar a saúde dos cabelos, mas será que estamos hidratando os cabelos corretamente? Qual é o jeito correto de hidratar as madeixas?

É fato: lutamos constantemente contra o Vilão do Ressecamento. Por vezes Hidratamos, Hidratamos, Hidratamos e… NADA! Parece até que o cabelo é um caso perdido.

O que dizer então das Cacheadas? Cabelos cacheados travam uma guerra sem tréguas contra o ressecamento! Manter os caracóis devidamente hidratados pode ser mais complicado do que manter o amarelado longe do loiro. Por experiência (já fui platinada e tenho o cabelo cacheado), digo-lhes isso com convicção!

Muitos dos nossos probleminhas capilares decorrem da hidratação inadequada e/ou insuficiente de nossas madeixas. Quem nunca aplicou aquela máscara reconstrutora Super-Uber potente pensando ser a solução derradeira e, pelo contrário, se deparou com o temido “efeito rebote”?

Não é à toa que o processo de hidratação é a primeira etapa do cronograma capilar. Ela é a responsável por “preparar” os fios a fim de que eles recebam os demais tratamentos. Afinal, conforme contei-lhes em “Cronograma Capilar Resumão Plus“, a fibra capilar possui apenas 8% de água e lipídeos. Imaginem o quão baixo fica este percentual se nos esquecermos de hidratar as madeixas?

Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos

Antes de levantar bandeira branca e render-se ao Vilão do Ressecamento, que tal pensar: Será que estamos hidratando da maneira correta?

Hidratação em Cabelos Sujos e/ou com Acúmulo de Produtos.

lavando os cabelos cacheados:

O objetivo da hidratação é levar água para o interior do fio. Para tanto, o produto deve conseguir penetrar pela camada de cutículas. Se houver muita sujeira ou produto acumulado na superfície do cabelo, há pouca chance de qualquer substância hidratante chegar ao córtex capilar. Logo, a higienização prévia das madeixas é essencial para o sucesso de sua hidratação, seja ela feita por métodos No/Low Poo, Co-Wash, ou Shampoos convencionais.

Aplicar Manteigas ou Óleos como Hidratantes

Os benefícios do óleo de coco vão muito além da dieta. Ele deixa o cabelo, a pele e a boca mais bonitos. Veja como usar!:

Hidratar significa repor ÁGUA.

Com exceção de alguns óleos, como óleo de coco, jojoba e argan, os quais conseguem penetrar devidamente nos fios, óleos e manteigas vegetais se assentam do lado de fora das cutículas. Afinal, elas são substancias nutritivas VEDANTES (seladoras) e não hidratantes. Sua finalidade é manter a hidratação; não introduzi-la.

Caso seu cabelo esteja ressecado e você aplique óleos ou manteigas, o efeito será apenas de uma “maquiagem capilar”. Ainda pior: tais substâncias pesarão nos cabelos desidratados, tornando-os mais frágeis e suscetíveis à quebra.

Hidratar sem Selar

Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios | Acorda, Bonita!:

Produtos e substâncias hidratantes NÃO promovem os resultados esperados a menos que sejam selados (vedados) nos cabelos.

É necessário SELAR a hidratação nos fios, tanto na hora da aplicação quanto após hidratar. Caso contrário sua reposição hídrica literalmente “irá para o céu”. Afinal, a tendência da água é evaporar do cortéx, principalmente nos cabelos porosos.

Ao aplicar alguma máscara de hidratação, utilize métodos de abafamento como toucas e toalhas umedecidas. Mesmo que as instruções não aleguem necessidade, experimente! O resultado será potencializado. Por quê?

Bom, o principal ativo das máscaras hidratantes é a glicerina e, como já escrevi em Cronograma Capilar No Poo, ela é um umectante natural, o qual “rouba” a umidade do ar a fim de “transferí-la” para o fio. Portanto, o próprio calor produzido ao abafar os fios potencilizará o efeito da máscara. Ademais, caso o clima de sua região esteja muito seco, a glicerina não abafada pode até causar um efeito oposto.

  • “Kah, por que meu leave-in tem glicerina se isso acontece???”

Meninas, a glicerina é amplamente utilizada na indústria cosmética. Podemos encontrá-la em condicionadores, leave-ins e até em shampoos! Entretanto, em tais composições ela é combinada com substâncias seladoras (óleos, manteigas, silicones, parafinas, etc), além de estar presente em menor quantidade do que nas máscaras de hidratação (Bom, em tese… rs).

  • “Kah, minha máscara de hidratação também contém óleos/manteigas/silicones/parafinas/etc. Por que então preciso abafar?”

As máscaras possuem composições balanceadas. Os ativos misturam-se e complementam-se (Bom, em tese…). Geralmente máscaras profissionais apresentam substancias tão processadas ao ponto de serem eficazes mesmo sem a necessidade de toquinha ou afins. (Já com os cremes de potão a história é oposta – Bom, em tese…).

Não é necessário abafar caso o fabricante não indique. Contudo, reitero: Experimente! No “abafamento” a glicerina é potencializada.

Por exemplo; provavelmente vocês já ouviram que fazer hidratações na sauna é excelente. Então, o efeito de abafar os fios é parecido! O calor, além de abrir as cutículas do fio, gera vapor d’água, o qual é “sugado” pela glicerina presente na máscara.

Ao enxaguar os cabelos, certifique-se de utilizar algum produto com propriedades “seladoras”, como leave-ins ricos em óleos e manteiga ou até mesmo silicones. Particularmente, prefiro produtos de origem vegetal aos silicones. Isso NÃO significa que os silicones sejam “ruins”, pelo contrário, eles formam uma película protetora sobre os fios e conferem sensação de sedosidade.

Isso também NÃO significa que tais produtos devam ser totalmente isentos de silicones em suas composições. Todavia, mesmo antes de adotar o No-Poo, sempre gostei de produtos cuja composição fosse além de uma combinação de silicones. Afinal, apesar do potencial selador, os silicones NÃO possuem poder de TRATAMENTO. Muitos “reparadores de pontas” são apenas “maquiadores de pontas”. Outros combinam silicones E ativos realmente reparadores, como óleos vegetais, vitaminas, extratos botânicos e até mesmo proteínas.

Hidratação Tardia e/ou Esporádica

Stunning curly do with deep purple color.:

Uma bela maneira de explicar este tópico é fazendo uma analogia com o nosso corpo. Quando chegamos ao ponto de sentir sede é porque a ausência de água já foi detectada pelo nosso organismo ANTES disso acontecer. Nossas madeixas também funcionam dessa forma. A falta de hidratação não é algo que ocorre num átimo. Ela vem acontecendo paulatinamente antes mesmo de notarmos seus sinais. Entretanto, diferentemente do nosso organismo, a hidratação dos cabelos não é algo cuja recuperação ocorre de imediato. Por isso DEVEMOS hidratar os cabelo ANTES que ele comece a apresentar sinais de ressecamento.

Dica¹: Caso seu cabelo esteja muito ressecado, experimente fazer diariamente algum processo de hidratação. Para tanto, não é necessário aplicar máscaras hidratantes todos os dias. Optar por condicionadores ricos em substâncias hidratantes (falei sobre as mesmas AQUI) e evitar utilizar shampoos sulfactantes diariamente são meios excelentes de manter as madeixas hidratadas. Nunca esquecendo, é claro, de finalizar o processo com leave-in seladores (ricos em óleos e manteigas vegetais) e/ou silicones (para que usa).

Dica²: Caso seus cabelos sejam porosos, experimente aplicar um “selante” após umidificá-lo. Dessa forma a hidratação será mantida no fio por mais tempo.

Condicionar Insuficientemente os Cabelos após o Shampoo

curly green and blue hair, colored hair, colorful hair:

Hoje em dia falar de higienização com shampoo provoca até discussões. Mas é fato, o percentual de quem gosta ou adota métodos como o Co-Wash e o Low-Poo é mínimo. Seja porque nuca testou, seja porque testou e não se adaptou.

Acho engraçado, chega a ser paradoxal falar sobre a atuação dos shampoos. Você está com os cabelos cheios d’agua, porém também está simultâneamente removendo tanto a sujeira quanto os óleos naturais que ajudam a manter a hidratação.

Digressão: Morro de rir quando alguém fala em “shampoo hidratante”! Oras, a finalidade dos mesmos suplanta a hidratação. Há aqueles cujo potencial de limpeza é maior e há aqueles cujo o potencial de limpeza é menor. Logo, quanto menos oleosidade natural certo shampoo for capaz de remover algum shampoo, menos ele ressecará as madeixas. Entretanto, isso NÃO significa que ele esteja hidratando-as. “Shampoo Hidratante”, há-há-há.

Certifique-se de condicionar profundamente os cabelos depois higienizá-los com shampoos. E não esqueça dos “seladores”.

Utilizar Produtos de Styling como Hidratantes

Meninas, hoje irei ensinar-lhes a receita do Spray Mágico para Cabelos Cacheados. Acham que estou brincando? Um spray que Reidrata, Refresca, Reaviva, doa Brilho e Desodoriza nossos caracóis só pode ser chamado de mágico! Ainda melhor: É LIBERADO para adeptas de No Poo / Low Poo! Inicialmente, “aprendi” esta receita com a musa cacheada Loraine [...] Leia mais:

Assim como o objetivo principal de produtos hidratantes NÃO é esculpir/moldar o formato de suas madeixas, o objetivo principal de produtos de styling (sprays, modeladores, ceras, géis, mousses, pomadas, etc.) NÃO é melhorar a saúde do cabelo. Eles podem “selar” a hidratação nos fios, porém NÃO acarretam hidratação.

Existem sim alguns produtos destinado à modelagem que contribuem para hidratação, mas a maioria não.

Produtos de styling líquidos, como os famosos “Leites de Pentear”, podem parecer um “fill-in” tentador quando você precisa de algo hidratante. Todavia, tais produtos geralmente contém álcool e óleo mineral, fato que desencadeará ressecamento dos cabelos a longo prazo.

Focar na Raíz ao Invés das Extremidades

hair goals. My texture will most likely not look like this while I am using chemical treatments. BUT my goals are: I want my hair full and mid back:

Creio que este tópico é auto-explicativo. Afinal, somos “carecas” de saber que as pontas do cabelo são mais secas e, portanto, mais suscetíveis à quebra.

A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não “viaja” o suficiente para cobrir todo o comprimento dos cabelo. Logo, a hidratação das extremidades é facilmente perdida, pois não há a mesma “barreira de oleosidade seladora” presente na áreas próximas à raiz dos cabelos.

É um erro pesar que isso só ocorre com cabelos cacheados.Certamente os caracóis sofrem BEM mais com a falta de oleosidade natural do que os cabelos lisos. Porém isso não significa que as madeixas “escorridas” sejam imunes ao fato. Principalmente se o cabelo for comprido.

Muitas mulheres reclamam de possuir raiz oleosa e pontas secas. Bom, está explicado o porquê.

Trabalhe o produto hidratante em seu cabelo dando ênfase ao comprimento e pontas. E, repetindo, NUNCA se esqueça de “selar” a hidratação após efetuá-la.

Esquecer do Mundo Enquanto Hidrata o Cabelo

erros ao hidratar os cabelos hidratação por muito tempo

Quando estamos com uma toquinha na cabeça e afazeres múltiplos na agenda, é comum esquecermos de que há um produto agindo nos cabelos.

Embora existam máscaras de tratamento que indiquem longa permanência, como os tratamentos noturnos, os tratamentos de hidratação profunda necessitam de 30 minutos ou menos. Mais do que isso será prejudicial. O ideal é seguir as instruções. Os fabricantes determinam o tempo de pausa segundo o resultado de testes e pesquisas.

Confesso-lhes que ADOOORO permanecer com toquinha na cabeça por meia hora.Já notei que algumas máscaras oferecem melhores resultados no MEU cabelo quando prolongo o tempo de pausa especificado no rótulo. Contudo, isso não é uma regra.

Então, meninas? Será que sua máscara de hidratação realmente não funciona contigo ou será que você não a utiliza corretamente?

Agora, que venha SANTO CRONOGRAMA!

O Cronograma, nos proporcionará um cuidado mais detalhado, fazendo com que nosso cabelo reponha os nutrientes que perdemos diariamente, seja por exposição ao sol, uso exagerado de químicas, poluição etc.
Vamos lá ver a tabelinha?

Esta é a tabelinha Oficial do Cronograma capilar. São basicamente 3 etapas das quais funcionam assim ex: segunda: hidratação/quarta: nutrição/sexta: reconstrução. Sempre fazendo o intervalo de 48h entre cada procedimento para não sobrecarregar os fios e ocasionar o efeito rebote, menos é mais como diz o ditado rsrsrsr. É recomendado que, quem nunca fez o cronograma capilar inicie com a tabela oficial; conforme o teu cabelo vem obtendo os resultados necessários, você pode ir mudando as etapas de acordo com a necessidade do teu cabelo!
Ex: Se teu cabelo é bastante oleoso, opte por investir mais em hidratações e menos nutrições pois a nutrição é composta por praticamente óleos! Nós que somos cacheadas mais do que sabemos que precisamos de muitaa, muita mesmo nutrição né meninas ops e meninos tbm hehehe.
Vamos conhecer a tabela expecífica das substâncias necessárias de cada etapa!

 

Cada fase exige ingredientes/substâncias específicas. Você pode comprar hidratações prontas já com esses ingredientes ou pode potencializar a hidratação de acordo a fase que você está. Rachel, mas como assim potencializar? Ex: Você tem uma hidratação em casa, mas ela não é especifica para nutrição? Você pode adicionar óleos vegetais transformando-a em uma de nutrição e também é o caso de hidratação você tem uma apenas de nutrição pode fazer a hidratação da maisena por exemplo, com 2 colheres da hidratação de nutrição transformando-a em uma de hidratação!
regram @sylvain_runberg Pamonh Sisouk:
A matéria está GIGANTE MAS MUITO BEM EXPLICADA!
Referencias: cachoserabiscos | acordabonita | ToDeCacho
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s