Obrigação de Estar Sempre Impecável

Conversando com uma amiga nesses dias, falávamos sobre a pressão estética imposta sobre mulheres, sempre precisamos estar maquiadas, ou usar roupas consideradas dentro da moda, coisas que nos tornam cada vez mais enfeites.

maxresdefault (5).jpg

Claro, se você gosta de tudo isso, não precisa abandonar (eu por exemplo amo maquiagem), o que precisamos questionar é quando a pressão vem de fora, quando se faz não pelo prazer, mas porque dizem que você só será considerada bonita se se adequar a certos padrões.

melhor.jpg

E esses padrões são ainda mais confusos: para a maquiagem, ela é obrigatória, mas não pode ser exagerada. Aí inventaram o look natural, que é mais de conseguir do que uma maquiagem completa. Mesmo em ambientes de trabalho, mulheres não maquiadas são vistas como não profissionais.

18e8c7b194c6822302c6fac3c1f25230.jpg

Não achei essa imagem em português, mas pensem que todos esses pontos são produtos para o “look natural”.

 

Roupas: têm que ser de acordo com milhões de regras inventadas para que o corpo fique “mais bonito”. Não pode ser sexy demais, mas não pode cobrir demais. Tem até limite de coisas para usar. Na parte da patrulha da moda, entra o policiamento aos nossos corpos, se dependesse do padrão seríamos todas magras, mas não magras demais, porque daí também seria errado segundo essas regras que a sociedade impõe.

14557278420321

Nem vou falar sobre tatuagens e piercings que sempre vai ter alguém para destilar sua opinião, principalmente se tratando de mulheres. Sempre vão exigir que as modificações sejam delicadas, discretas, já que o padrão de feminilidade proíbe que chamemos atenção.

maxresdefault (6).jpg

E o tempo todo tem gente pra te lembrar o quanto você não está dentro do que as revistas, os desfiles ou o gosto masculino acha que é bom. Aquele familiar, “amigo (a)”, colega de trabalho que te lembra que talvez você precise emagrecer ou engordar. Nessa fixação, muitos se esquecem de enxergar o profissionalismo daquela mulher, ou se ela é legal, ou boa mãe. Ela só é válida se for “bonita”.

Liderança_feminina_nas_organizações_conheça_5_vantagens.jpg.jpeg

Se há uma influência nociva em mulheres, imagina nas meninas, que já crescem sendo pressionadas a serem bonitas? Que são influenciadas pela TV e internet o tempo todo. Qual o sentido de dizermos para as mulheres que devem ser apenas bonitas?

Não podemos mais aceitar que controlem nossos corpos, dizendo o que devemos ou não fazer, também não podemos endossar a patrulha contra outras mulheres, assumindo que elas deveriam se vestir de acordo com essa ou aquela regra. Quem deve escolher se usa ou não maquiagem ou o tipo de roupa a ser usada é você.

By: Taís Nascimento

Pessoa linda que leu:Você

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s