Curiosidades sobre o #DiaDosMortos

Diferente do Dia de Finados ou do Halloween, o Dia dos Mortos é comemorado no México e já se tornou uma festa mundialmente famosa. Bora conhecer um pouco mais sobre essa cultura diferente!

1 – Uma festa Asteca
dia dos mortos 

O Dia dos Mortos era comemorado antes mesmo da chegada dos espanhóis, por Astecas, Maias, Toltecas e Totonacas. Os Astecas comemoravam no nono mês do ano e as festividades se estendiam por mais de um mês.

2 – Sincretismo

 

dia dos mortos

Com a chegada dos espanhóis, iniciou-se um processo de sincretismo, onde os costumes locais foram mesclados com o catolicismo, dando assim origem ao Dia dos Mortos moderno.

3 – Dia dos Mortos x Halloween
dia dos mortos

Apesar de serem comemorados na mesma data e terem outras semelhanças, é um erro confundir o “Día de Muertos” com o Halloween. O Dia dos Mortos é uma festa mexicana tem raízes anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos, enquanto o Halloween (Dia das Bruxas) é uma festa pagã de origem irlandesa.

4 – O altar
dia dos mortos

Em recordação aos falecidos, os familiares colocam em seus altares oferendas, como comida, bebida ou música preferida do falecido. Cada altar também possui representações dos quatro elementos: uma xícara, representando a Água; frutos, representando a Terra; velas, para o Fogo; e papeis picados com figuras distintas, para o Ar.

5 – Os mortos podem voltar
dia dos mortos

Segundo a crença, os mortos podem voltar para visitar a família ainda viva. No dia 1 de novembro voltam as crianças e no dia 2 voltam os adultos.

6 – Portal dos mortos
dia dos mortos

Entre as oferendas e decorações, uma parte muito importante é o arco de flores, que tem um significado especial. Ele simboliza a entrada por onde os espíritos poderão passar ao mundo dos vivos.

7 – É um dia alegre
dia dos mortos

Justamente pela expectativa da visita dos entes queridos e falecidos, o Dia dos Mortos no México é uma data festiva, alegre e muito colorida, ao contrário do Dia de Finados no Brasil.

De tão famosa, no dia 7 de novembro de 2003 a UNESCO declarou as festas do Dia dos Mortos como um patrimônio da humanidade.

8 – Flores
dia dos mortos

Se for ao México no Dia dos Mortos, vai encontrar muitas flores enfeitando os lugares e os cemitérios, como o Rojao, um linda flor amarela, ou a Acalifa-macarrão, uma flor rosada.

9 – Comida
dia dos mortos

A data é comemorada com muita comida típica e gostosa. A preferida das crianças é a caveira de açúcar, que leva o nome das pessoas falecidas. O “pan de muerto”, também bem conhecido, é um pão doce polvilhado com açúcar com enfeites em formato de osso.

Fonte: wikipedia | discovery

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s