Realidade versus Vida Virtual

Alguém já teve a sensação que vivemos duas realidades distintas? Uma dentro das redes sociais e uma fora dela? E que a vida que retratamos nas redes parecem ser infinitamente mais atrativas que a vida real, por assim dizer? Pois ela é completamente diferente da realidade.

A sua própria vida, se você a analisar pelo que você posta e compartilha, é mais uma versão de uma realidade paralela que ao menos um rascunho da sua vida real. Suas ideias são mais preto no branco na internet, seu discurso mais firme, ou mais raivoso. Sua alegria mais cintilante. E seus amores, ah… seus amores.463947579-thumb-800x533-131785

Vivemos em um momento tão complicado, onde o mais importante é uma aparência que forjamos em redes sociais e fotos filtradas e alegrias congeladas em instantâneos que se esvaem em horas. Momentos…

Momentos em busca de aprovação de pessoas com quem não nos importamos em absoluto. E as pessoas que se importam conosco, se não rendem bons “likes”, não nos servem muito. As vezes são apagados, pois estragariam a busca por mais likes. Obviamente essas pessoas não condizem com a imagem que você passa.

Hoje em dia amor e espontaneidade estão fora de moda, se não forem demonstrações grandiosas, se não forem fotos de presentes caros e points alternativos. O amor é medido em aceitação virtual, em seguidores e curtidas.

A alegria só é real se estiver online.

E o mais importante é a imagem que se passa nessas redes.

Vivemos escravos de nossos avatares.

E sequer pensamos na vida que está passando fora disso. As vezes nós mesmos nos tornamos inúteis.

E onde foi parar a espontaneidade, onde foi parar a sinceridade, os amigos de verdade que nos ouviam nos portões de nossa casa, ao invés de ler de maneira arbitrária nossos desabafos?

CS2XczGWsAAKZ6N.png

“Eu não paguei pelo vestido, tirei incontáveis fotos tentando parecer gostosa para o Instagram, me senti inacreditavelmente sozinha” – Essena O´Neill, jovem popular no Instagram que resolveu contar os bastidores de sua suposta “vida incrível”.

Às vezes você está do lado de uma pessoa que te adora e quer a todo custo te contar casos e acontecidos e você não desgruda de seu whatsapp, conversando com pessoas que mais tarde você repetirá o mesmo padrão, só que com a pessoa que agora você ignora.

É um ciclo.

Fotos antes eram dos momentos mais especiais de nossas vidas, e hoje tentamos atribuir certa importância a cada minuto de nossas vidas, mas esquecemos de vivê-los.

blackÉ como se a verdadeira vida é essa que montamos cuidadosamente em nossas redes sociais, e enquanto isso perdemos o sentido das coisas de verdade.

Todos sabem que essa felicidade e perfeição é milimetricamente forjada e estudada para sê-la. Que é tão sincero quanto um beijo de novela, com todas suas marcações e takes.

Mas mesmo assim nos sentimos miseráveis e sozinhos, procurando sentido em algo tão superficial e frio.

Hoje a busca não é por ser amado por alguns próximos e significantes, mas sim por uma multidão anônima. E enquanto isso tentamos não nos sentir vazios e sozinhos.

Nós ansiamos por ficar doentes e podermos dedicar horas a nossos smartphones, mas quase morremos se ficamos algumas horas sem internet.

Quando foi que deixamos de ser sujeitos e passamos a meros espectadores de nossa própria vida?

By: Eloh (ela voltou!!!)

Pessoa linda que leu: Você

Anúncios

Um comentário sobre “Realidade versus Vida Virtual

  1. Concordo com o texto, ótimo para reflexão. A vida virtual é realmente muito interessante. Temos que nos policiar para não cair nas tentações. Pois se nos distrairmos, caimos na perigosa armadilha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s