Não é só Tapa – Pequeno Guia do Relacionamento Abusivo

Estamos sempre falando sobre relacionamentos que não são tão legais assim e que a gente tem que se afastar deles, mas a gente sempre acha que as coisas são facilmente visíveis como agressão física ou xingamentos. Algumas coisas parecem pequenas e até mesmo inofensivas e a gente nem percebe, ou acha que é “normal” em um relacionamento.

12459855_1224823330865261_1779305437_n

Ilustração: Helo D´Angelo

Ciúmes –  Todo mundo tem e é normal, mas quando ele (a), começa a achar que todo mundo está dando em cima de você (ou que você está dando mole pra todo mundo). Além disso a pessoa tem ciúmes de conhecidos, amigos, gente que você nem conhece, do seu trabalho e  até mesmo seus familiares. Este sentimento de que um é posse do outro, faz com que aquele que sofre com os ataques se torne cada vez mais isolado e vulnerável a outros tipos de abuso.

O seu passado é trazido em questão sempre – Caso você tenha feito algo que o parceiro desaprove (geralmente sexualmente), antes de vocês se conhecerem ou namorarem, e isso vêm à tona pra que você se sinta mal, não está certo. O que você fez antes, a partir do momento em que foi aceito no relacionamento deve continuar OK, não ser jogado na sua cara na primeira briga.

Suas roupas, maquiagem, acessórios são analisados minuciosamente, sempre – Roupa curta demais, justa demais, decotada demais, toda vez que você vai sair, não pode, a maquiagem também é sua. Você é quem tem que decidir o que usa e o que gosta,  o que você se sente bem.

o-MAKEUP-WIPES-facebook.jpg

Tudo que você diz é tido como besteira – Sim, você nunca é vista como inteligente, o que você diz nunca é relevante, a impressão é de que você é uma criança crescida que não pensa muito e precisa ficar quietinha, como o enfeite lindo que ele acha que você é, sinal de que está com alguém que acha que tem que te diminuir de alguma forma (isso serve pra alguns amigos que acham que você só fala/faz besteira e precisam te dar “aquele toque” o tempo todo).

Sempre te diz que ninguém te ama como ele (a) – Seja porque ele diz que você não é inteligente ou porque ele diz que você não é tão bonita assim, ou tão legal; ainda pode ser por conta do que você já fez na vida. Essa é uma das formas mais tristes de abuso, pois faz com que você acredite que é difícil de ser amada e que você tem de fazer de tudo pra agradar alguém que supostamente te ama tanto. Mesmo quando você sai, acaba acreditando para sempre que não merece amor porque não é “boa o suficiente”.

shutterstock_297084509.jpg

Você precisa de autorização pra tudo – Pra sair, pra ver sua família, pra gastar seu dinheiro, pra trabalhar. Avisar é uma coisa, ser tratada como propriedade e ter ainda que esperar a avaliação da outra pessoa é que não pode.

Aqui dá pra ter uma ideia e ficar de olho nos sinais, mas caso ainda esteja em dúvida, perceba se o relacionamento te faz se sentir bem com você mesma, se isso não acontece, talvez seja a hora de reavaliar ou, até mesmo, ir embora.

relacionamento_abusivo.jpg

By: Taís Nascimento

Pessoa linda que leu: Você

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s