Saiba o que há por trás da Lola Cosmetics

Muita gente usa vários produtos da Lola Cosmetics. Eles são conhecidos por sua qualidade e principalmente por causa da identidade visual da marca. O que é identidade visual? É como o seu produto se apresenta, seja pela embalagem, como na linguagem usada com os consumidores, entre outros pontos. Já é conhecida a forma que a marca conversa com as suas “loletes” (as meninas que não só usam, como são fãs da marca). E nós, aqui da equipe, gostamos tanto dos produtos, como da “cara” da marca.

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Mas, quem está por trás de tantas ideias criativas? Além do time de marketing, uma das peças principais é a fundadora, Dione Vasconcellos, que começou tudo, junto com sua irmã, Jaqueline e o cunhado, Milton Taguchi.

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Dione é formada em História, em uma universidade portuguesa, e trabalhou alguns (muitos) anos na Suíça e quando voltou, não sabia se queria dar aulas; decidiu assim montar um negócio de sabonetes artesanais. O empreendimento deu certo e com o dinheiro ganho, ela comprou a Farmativa, uma fábrica de cosméticos cheia de dívidas e começou a Lola Cosmetics.

A Lola começou com produtos para “no poo” e “low poo”, que eram novidade no Brasil, o pessoal da empresa queria oferecer opções para as crespas e cacheadas.

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Outra preocupação é que os produtos fossem “cruelty free” isso é produtos sem ingredientes de origem animal, ecocertificados e sem fazer testes em animais. Contudo, as embalagens não são tão verdes quanto a fundadora queria. Dione, que é vegana, quer diminuir as embalagens de plástico e começou a inserir algumas em vidro, como a Be(m)dita Ghee, uma manteiga vegetal que vem em uma caneca, e pode ser reutilizada. Segundo a dona da marca: “Estava tomando um mojito, tirei a foto e mandei para o nosso fabricante. A ideia é reaproveitar a embalagem depois para fazer um drink, beber água ou colocar uma flor”.

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Agora vamos falar de mais uma coisa que chama muita atenção em toda a linha de produtos: as embalagens! A ideia sempre foi fazer algo diferente do que é visto nas perfumarias, sempre tudo preto, com detalhes prateados e dessa maneira que apareceram os rótulos e potes coloridos, alguns com uma pegada retrô. Tudo que vimos, vindo da Lola, passa pelas ideias de Dione, apesar da empresa ter uma equipe de marketing. Os nomes são baseados em brincadeiras e situações bem humoradas como as linhas “Meu cacho, minha vida”, “Morte Súbita” e a “Loira de Farmácia”. Na máscara “Umectação Oliva”, há uma oração, toda criada por Dione, que faz graça com as “artes capilares” que costumamos fazer (“Seja feito o tratamento à vontade/Assim em casa como no salão”).

morte súbita

Todas as modelos das campanhas, são baseadas em mulheres reais, sem idealização (sem aspas, porque elas existem mesmo)! As pin-ups são inspiradas em funcionárias, amigas e familiares. A “Rebelde com Causa”  é a filha de Dione. A moça vista no “Poderoso Cremão” é Renata, diretora de projetos. E na “Morte Súbita”, Fernanda, diretora de desenvolvimento.

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O que todos pensamos é: “Se a Lola tem essa comunicação tão divertida, por que não temos nada de maquiagem?” A questão é complexa: a campanha foi feita há dois anos, mas a linha não está nas prateleiras.

Um dos problemas era a falta de um fornecedor nacional que pudesse manter a mesma pegada divertida da Lola, porém parece que agora tudo entrou nos eixos e a linha entrará para o rol de produtos disponíveis em dezembro.

A “pin-up” dessa linha, que se chamará “Oh, Maria”, é Maria Clara, filha de uma amiga de Dione. Segundo a empresária, a Lola, dessa forma, se tornaria uma das primeiras marcas a usar uma modelo transgênero em uma campanha (a primeira foi a L´Oreal).

Oh, Maria Lola
Essa é uma das imagens da campanha!

O que também pode ter atrasado o “relançamento” foi uma polêmica envolvendo o demaquilante “Boa Noite, Cinderela” e o batom “Abusa de Mim”, ambos os nomes dos produtos foram considerados problemáticos pelas “loletes”. Após o episódio, a marca chamou a filósofa e ativista Djamila Ribeiro para escrever quinzenalmente em sua página no Facebook.

Com toda essa preocupação com empoderamento, é importante salientar que a empresa tem 80% de funcionárias mulheres.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a marca, dê sua opinião sobre qual seu produto preferido, ou sobre o que achou das curiosidades da marca.

By: Taís Nascimento

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Um comentário em “Saiba o que há por trás da Lola Cosmetics

  1. Olá, boa noite !!!
    Sinceramente , a criatividade de se lançarem no mercado, com imagens e dizeres, tão diferenciado do nosso cotidiano, fez toda a diferençaaaa, cores, frases, caras e bocas rsrs, simplesmente aguçador, pois qual mulher não fica aguçada ao ler as frases nas embalagens Lola, que no qual se identificam?? Ou melhor, que os cabelos se identificam ?????
    E claro, Sem falar no espetáculo que são os produtos e de terem a preocupação de criarem os produtos veganos, e respeitando os animais.
    Parabéns a toda equipe da Lola, e mesmo com esse pequeno episódio ocorrido com a Anvisa, creio que não irá atrapalhar e muito menos, deixar de ser a grande e revolucionária LOLA.
    Sou consumidora Lola sim, com muito prazer, ou seja sou uma LOLETE rsrs

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